3º e 4º anos visitaram o Planetário
O 3º ano e o 4º ano foram ao Planetário. Foi uma visita fantástica. Nós adorámos!
Turma do 3º ano
Na entrada, o Planetário tem muitos barcos porque pertence ao Museu da Marinha. O Planetário é parecido a uma sala de cinema, com algumas diferenças: as cadeiras estão inclinadas, a imagem é projetada no teto da sala, o teto é uma semi-esfera que, visto de fora, parece uma bola de futebol cortada ao meio.
Durante a sessão, havia um senhor que circulava pela sala e explicava curiosidades sobre o Espaço. Falou sobre constelações, sobre os signos e levou-nos a viajar até aos planetas. A sala mais parecia uma nave espacial. Quando viajávamos de um planeta para outro, parecia mesmo real. A sessão demorou 50 minutos.
Depois já estávamos todos com fome e almoçámos nas mesas e bancos que estavam junto ao Planetário. Depois de almoço regressámos à escola!
Adorámos esta visita de estudo, aprendemos muito sobre o Espaço.
Turma do 3º ano
Turma do 4º ano
Os alunos do 4º ano também escreveram alguns registos sobre a visita.
Hoje fomos a uma visita de estudo ao Planetário!
Não vimos todos os planetas, mas vimos: Mercúrio, Vénus, Terra e Júpiter. Não falámos sobre os planetas Saturno, Urano nem Neptuno.
Eu não sabia que as estrelas mostram signos. Também não sabia que o ponto vermelho de Júpiter era uma tempestade enorme e que cabiam três planetas Terra lá dentro!
Esta visita foi uma das visitas mais interessantes do 4º ano!Vou pôr as informações que aprendi dentro do meu projeto do espaço.
Honghao, 4º ano
Eu gostei muito da visita ao Planetário porque aprendi sobre Vénus, Marte e Júpiter… e não foi só de planetas que falámos. Também aprendemos sobre as constelações: como a do Escorpião, a da Águia e a Ursa Maior.
Adorei a visita e, se pudesse, voltava lá!
Marta , 4º ano
Eu fui ao Planetário em Belém (Lisboa).
No planetário nós vimos planetas, estrelas, constelações e galáxias! Parecia tudo de verdade. Nós sentámo-nos numas cadeiras inclinadas e ficámos a olhar para cima para vermos o céu, num ecrã. O teto era redondo.
Eu aprendi muito: aprendi sobre a constelação do Leão, e aprendi que há duas galáxias na constelação do Arqueiro, que está a apontar a flecha na direção da constelação do Escorpião porque o escorpião quer destruir a constelação da Balança da justiça, segundo a lenda.
A minha parte preferida foi quando o guia falou sobre o planeta Marte. Esta foi uma das melhores visitas de estudo que eu alguma vez já fiz!
Beatriz, 4º ano