Os alunos do CB já estão prontos para acolher os seus novos colegas
Orientados pelos professores de Formação Pessoal, os alunos do 4º ano e do 2º e do 3º ciclos têm vindo a refletir com muita ponderação sobre as condições que promovem o seu bem-estar na escola e sobre a forma como podem contribuir para que os novos colegas sejam bem acolhidos logo no início do ano. Debateram as suas ideias, muito a partir das suas vivências, e apresentaram opiniões relativas a aspetos muito concretos, nomeadamente:
- o aspeto mais importante para um aluno recém-chegado a uma escola
Sobre esta questão, os alunos referiram a importância do papel dos colegas mais velhos, dos colegas que com eles iniciaram esta escola e dos que com eles partilham a mesma nacionalidade, para se sentirem aceites, valorizados e parte integrante desta comunidade educativa.
- um fator que possa provocar inibição, desconforto ou ansiedade
A ansiedade é referida a propósito das expetativas face ao relacionamento com os colegas e com os professores e face à aprendizagem de várias Línguas, Inglês e Português. De notar que temos alunos que iniciam a frequência desta escola desconhecendo qualquer uma destas duas Línguas. O desconforto vem da dificuldade em lidarem com o que deixaram noutras escolas e noutros países, o que vai sendo superado à medida que sentem que fazem parte desta nova escola.
- a facilidade de integração dos rapazes e das raparigas com os colegas
A facilidade de integração que é referida relaciona-se com diferenças e características individuais, não de género, mas de personalidade, como extroversão versus introversão, ou autoconfiança versus insegurança.
- a facilidade de relacionamento dos rapazes e das raparigas com os professores
A facilidade de relacionamento com os professores é mencionada a propósito do comportamento e da atitude do/a aluno/a, independentemente do seu género. Os alunos tendem a considerar as meninas mais calmas e os rapazes mais agitados, sendo estes mais vezes chamados à atenção pelos professores, por aquele motivo.
- o interesse na partilha de características interessantes da respetiva escola anterior ou do seu país de origem
Os alunos salientam a importância desta partilha para que haja oportunidade de cada aluno poder falar da sua vivência anterior e de dar a conhecer aspetos da Cultura e da História do País de que faz parte a sua identidade.
Verifica-se, por todos os testemunhos recolhidos, que os valores privilegiados pela escola estão interiorizados pelos alunos, até pelos mais novos. Sabem que o respeito pelo outro, pelas diferenças individuais, pela importância de fazer sentir ao colega que ele é aceite por aquilo que é, marcam o bom e saudável relacionamento com todos os que pertencem a esta comunidade educativa. O acolhimento é o primeiro passo para o sentimento de bem-estar e de pertença.
Os novos alunos, bem como os seus pais, podem estar certos de que continua bem viva a disposição com que, tradicionalmente, St. Julian 's acolhe, respeita e acarinha todos os elementos da comunidade.
Maria Helena Grilo, José Sacadura