50th Anniversary of the Carnation Revolution
Na St. Julian's, alunos de todas as idades mergulharam nas celebrações do 25 de abril, conhecida como a Revolução dos Cravos.
Na primária, na disciplina de português, todos os alunos aprenderam um pouco mais sobre a Revolução dos Cravos, alguns pela primeira vez, pois chegaram há pouco tempo a Portugal. Os alunos do Year 1 assinalaram a data com a plantação de 50 cravos vermelhos no Secret Garden e os alunos do Year 5 fizeram 50 cravos em papel para oferecer ao Primary Staff. Com estes gestos simbólicos assinalámos assim esta data tão especial, no seu quinquagésimo aniversário.
Na escola secundária, a língua portuguesa entrou na Semana Internacional dos Livros (World Book Week) com um excerto do livro Vinte Cinco a Sete Vozes, de Alice Vieira, que todos alunos leram ao longo do dia 24. Para quem quisesse aprender mais, criámos uma mini-exposição e um vídeo com sugestões de livros, filmes e documentários que nos podem ensinar sobre o processo da transição para a democracia.
Nas escadas do palácio, deu-se lugar à arte. A secção inglesa e o currículo bilíngue juntaram-se para construir uma instalação de cravos, feita por alunos de vários anos. Ao longo de três dias, os cravos foram crescendo na nossa varanda, simbolizando a diversidade e o poder transformador da vontade colaboração.
Alguns alunos do Year 12 e Year 11 participaram num encontro para jovens de todo o país, organizado pela Comissão Executiva para as Comemorações do 25 de Abril. Alunos de todo o país ouviram e questionaram Sua Excelência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Coronel Vasco Lourenço, um dos Capitães de Abril, e o Fotógrafo Alfredo Cunha que captou, no palco dos acontecimentos, alguns dos momentos mais marcantes da revolução.
Na Secção Portuguesa, foi montada uma exposição alusiva ao 25 de abril, para que todos os alunos e professores possam conhecer alguns detalhes da operação militar e do pós-25 de abril. A Profª Catarina Machado está a organizar, com a turma de 9.º ano, um trabalho de aferição de conhecimentos sobre a História contemporânea de Portugal, realizando inquéritos à comunidade escolar com mais de 14 anos.
Também foram realizadas duas assembleias, uma no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, às turmas do KS3 e 5.º ano, com o tema “O fim dos livros censurados em Portugal”, e a outra assembleia, no dia 24, para as turmas de 9.º ano, Year 10 e Y12, com o tema “Por que celebramos o 25 de abril”.
Ao longo dos dias 23, 24 e 26, as professoras Ana Barros e Catarina Machado realizaram atividades e discutiram o tema da efeméride com as turmas do 5.º ao 9.º anos.
Ms Ana Lúcia Guerreiro, Head of Portuguese, Ms Catarina Machado, Prof de História, Primary Portuguese Language Department