8º e 9º anos visitam Urban (R)EVOLUTION
As turmas do 8.º e 9.º ano visitaram, no passado dia 24 de outubro, a exposição URBAN (R)Evolution, na Cordoaria Nacional. A exposição traça a evolução da arte urbana, desde as suas origens, tags e graffiti até à street art. Encontrámos uma grande diversidade de técnicas, materiais e influências culturais que moldaram essa expressão artística. A exposição oferece núcleos imersivos e apresenta artistas de renome nacionais e internacionais, proporcionando aos alunos uma experiência rica e interativa na história da arte urbana.
Prof. Carla Duarte - Professora de Educação Visual
O que nos transmitiram os alunos?
“A visita de estudo foi uma experiência diferente daquela que esperava. A exposição consiste em arte urbana de artistas famosos. A minha instalação favorita foi a do Dream City pois tinha uma luz roxa que fazia todas as cores ficarem brilhantes e fluorescentes, com uma pequena televisão antiga que mudava os canais. A visita foi uma experiência única.”
Maya, 9º ano
“A exposição que gostei mais foi da autoria do artista com pseudónimo "Vihls". Porque requer tantos anos de experiência e treino para conseguir executar as suas criações. Não só pela sua beleza mas pelas mensagens escondidas na escultura. O conceito de arte é que a expectativa do autor é que a sua obra será destruída. Ou do facto de ser uma escultura que não precisa de borracha. Em que os erros não devem ser apagados, mas sim incorporados.”
Theodor, 9º ano
“Gostei muito da visita de estudo e o que mais me interessou foi a arte do Vhils pelo facto de estar a usar uma parede para construir arte como cara (…) Achei extremamente diferente e interessante. Gostei também da arte de Maya Hauuk pois ela usou cores e perspectivas para demostrar arte de uma maneira colorida e muito diferente. Fiquei interessada também pois se desse dois passos para o lado, a pintura mudava e a perspectiva era totalmente diferente. Por fim, gostei também muito da arte de Add Fuel, pois usou uma coisa que é tradicionalmente portuguesa, os azulejos, e demonstrou uma criatividade muito mais além do que só uma “coisa” que se utiliza há séculos. O espelho que fez com os azulejos ficou muito interessante pelo facto de ser um labirinto. Ao olhar, achei muito irregular e bonito!”
Margarida, 8º ano
“Esta terça feira, fui visitar a exposição Urban[R]Evolution. Com essa visita aprendi coisas sobre as quais eu tinha muito pouco conhecimento, como por exemplo, o surgimento da arte urbana. Descobri que tudo começou com artistas que precisavam de algum lugar para se expressarem e mostrarem a sua arte. Com isso, os artistas começaram por expressar sua arte desenhando nos metros. Muitos vão dizer que o que eles fizeram era vandalismo, e de alguma forma, até era, mas era um tipo de vandalismo onde os artistas não tinham uma intenção ruim por trás dos seus desenhos. (...) Durante a visita, vi diversas obras de diferentes artistas, mas houve uma que me chamou mais a atenção: uma obra de André Saraiva chamada “Love Mr. A”. Eu entrei numa sala e, de repente, estava num ambiente totalmente diferente, um ambiente iluminado por luz negra onde havia uma bola de espelhos no teto e as paredes estavam totalmente cobertas de pinturas de vários cenários diferentes da cidade de Paris. Uma personagem chamada “Mr. A” estava desenhado a fazer alguma coisa. Eu achei essa obra muito interessante e foi a minha favorita pelo facto de me “teletransportar” para um cenário totalmente diferente em Paris, algo totalmente inesperado, e também pelo facto de ter sido muito divertido tentar encontrar onde o “Mr. A” estava nos desenhos.”
Rachel, 8º ano