Portuguese Language Students Visit Coimbra
A viagem relaciona-se com o estudo de Os Lusíadas, nas aulas Português como Primeira Língua, correspondente ao 9º ano. É uma oportunidade para explorar a presença dos romanos em Portugal, em Conímbriga, e para conhecer o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, juntamente com o Mosteiro da Batalha. O segundo dia é dedicado à história de D. Pedro e Inês de Castro, com visita à Quinta da Lágrimas, Convento de Santa Clara e Mosteiro de Alcobaça. É uma visita intensa, mas rica na ligação à história e cultura de Portugal, que expande a experiência linguística e académica de todos os participantes.
Da avaliação dos alunos, retirámos alguns testemunhos:
Aquilo de que eu gostei mais na visita de estudo de Coimbra foi o primeiro museu, o Centro de Interpretação de Aljubarrota. Neste Museu, aprendemos sobre a batalha dos portugueses contra os Castelhanos. Gostei de aprender as táticas que os portugueses usaram (...) e como usaram as poucas pessoas que tinham para conseguir ganhar. Também gostei de ver o filme sobre a batalha e perceber como aconteceu e como as pessoas se sentiam naquela situação. (Vera)
No centro de interpretação de Aljubarrota, (...) gostei muito do filme que nós vimos no Museu, que nos fez imaginar e perceber como tudo começou. Também gostei do facto de que o Museu pensou em nós e deixou-nos sentir o que era estar com as espadas e os escudos em cima. Também gostei bastante de ver as ruínas romanas e sentir como era a vida dos romanos antigamente e as condições em que eles viviam.
Os museus e paragens de que gostei mais foram definitivamente o centro de interpretação de Aljubarrota e a Quinta das Lágrimas. O que me cativou a atenção nestes dois lugares foi o facto de estarmos no próprio sítio onde terão acontecido os eventos falados e também a beleza natural da Quinta das Lágrimas. (Luisa)
A coisa mais memorável foi o Museu Romano P.O.R.O.S. Gostei muito das salas dos artefactos e do guia. Ajudou muito, explicou as coisas de uma maneira clara e divertida. (Maria)
Por causa de eu ter, antes da viagem, estudado os acontecimentos históricos que ocorreram nos lugares que nós visitamos, nenhuma das informações ou histórias me surpreenderam. Por outro lado, ver os sítios em que estes actos importantes - aprender sobre eles “in loco” - foi uma experiência lindíssima e muito educativa. (...) o primeiro e o último conventos, por causa dos seus respectivos valores arquitetónicos, foram belíssimos ornamentos à viagem. (Adam)
Ms Ana Lucia Guerreiro, Head of Portuguese