Alunos do Year 5 Exploram a Grandiosidade do Mosteiro dos Jerónimos

Alunos do Year 5 Exploram a Grandiosidade do Mosteiro dos Jerónimos




Alunos do Year 5 Exploram a Grandiosidade do Mosteiro dos Jerónimos
Share
Latest School News


Os nossos alunos do Year 5 embarcaram numa excursão cativante a este famoso monumento em Belém, Lisboa. Cada hora foi repleta de excitação, enquanto nos preparávamos para a nossa visita guiada exclusiva.

Apesar da destruição causada pelo terramoto de 1755, o Mosteiro dos Jerónimos, um símbolo do poder português durante a expansão do século XVI, ainda se mantinha imponente e pronto para nos receber para uma viagem inesquecível pelos últimos quinhentos anos da sua existência.

Fomos acompanhados pelo Sr. Tito Seixas e pelo Sr. Paulo Medeiros, da equipa educativa do Mosteiro. Os alunos viveram uma experiência única enquanto mergulhavam no fascinante mundo da história e da fantasia. Desde a improvável amizade de São Jerónimo com um leão até à revelação dos elefantes como os novos dragões de então, cada curiosidade deixava-nos a todos fascinados. E a ligação aos três reis magos? Acrescentou uma camada extra de intriga à nossa aventura! Bastantes alunos ficaram impactados pela grandiosidade e elegância do interior da igreja, não só pelos espaços majestosos, mas também pelos coloridos vitrais. Ainda dentro da igreja, os túmulos de Vasco da Gama e Camões aludem ao génio português do fabuloso século XVI.

Flickr album: Alunos do Year 5 Exploram a Grandiosidade do Mosteiro dos Jerónimos | Height: auto | Theme: Default | Skin: Default Skin

Enquanto percorriamos os corredores sagrados, caminhámos sobre os locais de descanso de sacerdotes de outrora, que alguns acreditam ter contribuído para a invenção do icónico pastel de nata, vendido ali ao lado. Também descobrimos a resposta ao eterno enigma de D. Sebastião - será que ele morreu realmente na Batalha de Alcácer Quibir?
Dentro do claustro, particularmente no primeiro andar, ao olhar para a fonte, os alunos reportaram a delicadeza das formas, quase orgânicas, dos arcos e pináculos.

Além disso, o mistério que envolve os locais de descanso final de Fernando Pessoa suscitou curiosidade, na medida em que para alguns alunos, este foi o primeiro contacto com o afamado escritor e os seus heterónimos, “com os quais está sepultado”...

Fora do mosteiro, ficamos surpreendidos com a beleza do pavilhão thai, monumento oferecido pelo Reino da Tailândia a Portugal por ocasião dos 500 anos do primeiro contacto dos portugueses com aquele país asiático. No Padrão dos Descobrimentos, as figuras que lhes provocavam mais curiosidade eram as que tinham algum adereço, como a de Luís de Camões, cujo túmulo se encontra no mosteiro. A Rosa dos Ventos, oferta da África do Sul, mostrou-nos como em tão pouco tempo os navegadores portugueses chegaram tão longe.

No jardim situado na Praça do Império, há espécimes das mesmas plantas e flores utilizadas na decoração manuelina do mosteiro. Este detalhe decorativo é surpreendente, pois conectava a população com o seu lugar de contemplação.

A viagem foi não só educativa, mas também repleta de diversão, tornando-se numa experiência inesquecível para todos os envolvidos, professores e alunos. O Mosteiro dos Jerónimos continua a ser um testemunho da rica herança cultural de Portugal, e a nossa visita proporcionou uma oportunidade única para os alunos se conectarem com o passado de uma forma original.

Prof. Edmundo Rosa, Portuguese Language Teacher







You may also be interested in...

Alunos do Year 5 Exploram a Grandiosidade do Mosteiro dos Jerónimos